A Associação Nacional de Clubes celebra mais uma expressiva vitória administrativa, com o anúncio da Confederação Brasileira de Futebol de que aplicará o uso do VAR, Árbitro Assistente de Vídeo, nos jogos da série B, C e D do Campeonato Brasileiro de Futebol, sem custos para os clubes.
A reivindicação, apresentada pela ANCF através de seu presidente Francisco José Battistotti em recente documento endereçado à entidade e reforçado pessoalmente ao presidente Antonio Carlos Nunes, terá custos arcados totalmente pela confederação.
A solicitação estava baseada no fato de que os árbitros que atuam nos jogos da série B não contam com nenhuma ferramenta que minimize as suas chances de erro. Para o presidente Battistotti, a aplicação do VAR “traz mais segurança aos envolvidos nos jogos e consequentemente as partidas serão conduzidas com maior tranquilidade havendo menos lances com decisões polêmicas”.
Na previsão da CBF a tecnologia será usada igualmente nas séries B, C e D, totalizando 230 jogos. A decisão da entidade, em atender a reivindicação da Associação Nacional de Clubes de Futebol, deverá ser referendada pelos conselhos técnicos do clubes.