O Brasil segurou o Grêmio até o último minuto de partida quando sofreu o gol e a primeira derrota da temporada somando 39 jogos sem vencer fora de casa. O xavante controlou o time milionário do tricolor gaúcho segurando no campo defensivo com o grande destaque mais uma vez do goleiro Pitol.
No Grêmio a choradeira de Renato no clima de já ganhou entes do jogo não se fez presente na partida. O xavante segurou a partida e deixou o Grêmio sem muita ação na partida com Suárez tocando somente uma vez na bola na primeira etapa.
O Brasil foi com uma linha de quatro bem montadas que segurou o tricolor em campo até a expulsão de Rone no começo da segunda etapa. A perda de um jogador fez falta na parte de contra-ataque e obrigou no segundo tempo o xavante recuar para não sofrer o gol.
111FOTO: lUCAS UEBEL
A equipe xavante teve uma jogada de perigo com Germano cabeceando para a defesa de Brenno. O Grêmio teve uma chance clara com Bitello, aos 18, obrigou Pitol a colocar para escanteio. O Brasil arriscou de fora da área um chute fraco de Chicão que Brenno defendeu. Na segunda etapa o Brasil perdeu a chance mais clara de gol, no primeiro minuto, depois do escanteio cobrado Rafael Duma, livre de marcação, cabeceou para fora perdendo o gol xavante.
No lance seguinte Rone fez falta em Pepê e recebeu o segundo amarelo e foi para o chuveiro. O Brasil perdia o sistema ofensivo e começava a se defender em campo do ataque tricolor. O treinador chorão tricolor colocou Cristaldo no lugar de Carballo. O Brasil quase fez contra o patrimônio, aos 13, quando João Marcus desvia de cabeça e Pitol faz a defesa.
O Grêmio mexia mais uma vez colocando Gustavinho no lugar de Galdino enquanto no Brasil Márcio Jonatan entrou no lugar de Rafael Pernão e Amaral no lugar de Guilherme Nunes. O Grêmio chegava forte, aos 14, quando Ferreira em Jogada individual mandou muito perto do canto esquerdo de Pitol.
O Brasil mexia mais uma vez colocando Mario Henrique no lugar de Germano e Luiz Felipe no lugar de Da Silva. No Grêmio entraram Diego Souza, Thaciano e Diogo Barbosa nos lugares de Pepê, Fábio e Reinaldo. O Grêmio perdia uma chance clara com Kannemann na cabeçada para fora.
FOTO: LUCAS UEBEL
O Brasil mexeu mais uma vez colocando Cézar no lugar de Dumas. O castigo aconteceu no final, aos 44, quando Ferreira aciona Suárez dentro da área. Ele fez o domínio, cortou o zagueiro e finalizou para as redes. O árbitro Wagner Silveira Echevarria deu 12 minutos de acréscimo que não resultou em nenhuma mudança no marcador.
O Xavante tem problemas para encarar o Esportivo no domingo, dia 29, na Montanha com o goleiro Marcelo Pitol sendo a principal dúvida com lesão na coxa. O grupo reapresenta na tarde desta quinta no começo da preparação para a 3ªRodada.
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS).
Data e hora: 21h30min, quarta-feira, dia 25 de janeiro.
Público: 28.906 torcedores.
Árbitro: Wagner Silveira Echevarria
Assistentes: Gustavo Marin Schier e Mateus Olivério Rocha
Gols: Suárez (45min/2°T)
Cartões amarelos: Rogério Zimmermann, Rafael Pernão, Marcelo Pitol e Guilherme Nunes (Brasil de Pelotas); Suárez, Ferreira, Galdino, Kannemann e Pepê (Grêmio)
Cartão vermelho: Rone (Brasil de Pelotas)
Grêmio : Brenno; Fábio (Thaciano), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa); Carballo (Cristaldo) e Pepê (Diego Souza); Galdino (Gustavinho), Bitello e Ferreira; Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Brasil : Marcelo Pitol; Luis Gustavo, João Marcus, Rafael Dumas e Rennan Siqueira; Chicão, Germano (Mario Henrique) e Guilherme Nunes (Amaral); Rone, Rafael Pernão (Márco Jonatan) e Da Silva (Luiz Felipe). Técnico: Rogério Zimmermann