O Brasil foi derrotado pelo Novo Hamburgo por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, dia 8, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo, em partida válida pela 6ªRodada do Gauchão. A derrota deixa o xavante na obrigação de fazer 100% dos pontos em casa para buscar uma classificação ou três vitórias nas cinco partidas que resta, três em casa e duas fora, na fase classificatória.
O Brasil entrou em campo bem desfalcado depois dos jogadores suspensos não poder atuar. O treinador Rogério Zimmermann colocou Pitol no lugar de Marcelo, Luis Gustavo na lateral no lugar de Chicão, Afonso no meio-campo na vaga de Guilherme Nunes e Luiz Felipe substituindo Germano.
O primeiro tempo foi fraco com bolas alçadas na área pela dificuldade de troca de passes pelas péssimas condições do gramado. O Novo Hamburgo teve logo cedo, aos sete, a cabeçada de Luis Menezes que Pitol acompanhou.
O Brasil começou a crescer na partida na reta dos 30 minutos quando tomou conta das ações, mas sem uma boa jogada de perigo ao gol de Maticoli. No final da primeira etapa, aos 42, Beléa fez o desvio perto da trave direita de Maticoli. Na segunda etapa o Brasil sofreu o gol, aos três minutos, na bola levantada na área sobrou para Luiz Menezes cabecear e abrir o marcador para o Novo Hamburgo.
O Brasil buscou o empate com a mexida de RZ na retirada de Beléa promovendo a entrada de Wellington e Patrick na vaga de Rone. A grande chance de empate aconteceu no final do jogo, aos 42, no bate-rebate na área do anilado Dumas parou no goleiro Maticoli. No final a bola perdida por Patrick o Novo Hamburgo puxou o contra-ataque com três atacantes diante de dois defensores no xavante e Nikolas ficou com a bola e sacramentou para o fundo da rede de Pitol fechando o placar em 2 a 0 para o Novo Hamburgo.
O Brasil agora tem o Inter no sábado, às 20h30, no estádio Bento Freitas necessitando vencer para ainda ter a chance de classificação para o G-4. O xavante vai ter o retorno de Jonatan, Guilherme Nunes, Germano e Chicão.
Campeonato Gaúcho, 6ªRodada
Estádio: Bento Freitas
Arbitragem: Tiago Pires Staduto, com Artur Avelino Birk Preissler e Claiton Timm
Amarelos: Itaqui, Guilherme Mattis, Matheus Lagoa(NH) Amaral, Wellington(BRA)
Gols: Luiz Meneses, aos 3’, e Nikolas, aos 44’ 2T.
Novo Hamburgo: Lucas Maticoli; Itaqui (Santiago), Kesley, Guilherme Mattis e João; Zé Vitor, Fraga, Luiz Meneses (Nikolas); Dionathã, Matheus Lagoa (Vini Charopem) e Lucas Gaúcho (Fabrício). Técnico: Edinho Rosa.
Brasil: Marcelo Pitol; Luís Gustavo (Jonathan Bocão), João Marcus, Rafael Dumas e Rennan Siqueira; Amaral, Afonso (Victor Jesus); Rone (Patrick), Luiz Felipe e Guilherme Beléa (Wellington); Da Silva. Técnico: Rogério Zimmermann.
FOTO DE CAPA: Jhonatan Silva - GEB