FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
O Grêmio conquistou o seu 42ªtítulo e pela terceira vez o Hexacampeonato gaúcho na história. O tricolor ante tinha conquistado em 67 e 90 e repetiu a dose em 2023 com apenas uma derrota em 15 jogos
O jogo foi muito pegado com as duas equipes com oportunidades de abrir o marcador. No segundo tempo o Grêmio achou o gol, aos 15 minutos, o centroavante Suarez caiu na área, e o VAR chamou Leandro Vuaden. Após revisão, o árbitro marcou a penalidade. O próprio Suarez bateu à meia altura no canto direito, Bruno Ferreira foi na bola, mas não conseguiu alcançar.
O Grêmio teve um gol anulado no final do jogo por Gustavinho. Na confusão na área tricolor entre o goleiro Adriel e o jogador do Caxias o árbitro Leandro Vuadem finalizou o jogo e começou a festa tricolor.
Grêmio 1x0 Caxias
Árbitro: Leandro Vuaden (RS), com : Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: Pablo Ramon Pinheiro (RN)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 51.556 torcedores
Gol: Luis Suárez, aos 19 minutos do segundo tempo (G)
Cartões amarelos: Bruno Alves (G); Dirceu, Vini Guedes, Marlon e Diego Rosa (C);
Cartões vermelhos: Diogo Barbosa (G); Vinícius (C)
Grêmio: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa); Villasanti, Carballo (Lucas Silva), Cristaldo (Bruno Uvini), Bitello (Gustavinho) e Vina (Zinho); Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi
Caxias: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu (Adriel), Fernando e Dudu Mandai; Marlon (Marciel), Vini Guedes (Vinícius) e Peninha (Marcão); Diego Rosa (Yago Taborda), Jean Dias e Eron. Técnico: Thiago Carvalho.