O Pelotas e também o Brasil entra mais uma vez na matemática para não cair em uma competição que leva ao rebaixamento ou a sobrevivência na Série a do Gauchão.
O lobo precisa vencer uma das partidas ou até mesmo um empate com uma vitória nas duas últimas rodadas da competição. O Pelotas tem o Grêmio fora de casa e o Juventude na Boca do Lobo na busca de quatro pontos no mínimo para se salvar.
Com nove pontos o lobo corre o risco de precisar de critérios para se salvar do quadrangular. A vitória do Monsoon deixou tudo equilibrado entre o 7ª até o 11ª com quatro times empatados com seis pontos o Pelotas pode até com uma vitória depender do numero de vitorias ou saldo para se classificar.
A mesma situação vive o Brasil com uma diferença que a tabela é melhor com Ypiranga em casa e Avenida fora de casa na última rodada. A pontuação de 9 pontos hoje escapa do quadrangular final da morte.
O Caxias e o único time que escapou, tirando os líderes, entrando no melhor índice técnico da competição em 4ªLugar com 12 pontos. O time Grená tem uma situação confortável com quatro vitórias e tem o Guarany fora na rodada no meio de semana podendo garantir a vaga nas finais com uma vitória nesta rodada.
O Ypiranga com nove pontos é o time mais perto do Caxias para disputar uma vaga nas finais. O canarinho tem duas vitórias e joga com o Brasil e o Grêmio com poucas chances de ir nas finais do campeonato. O Guarany se salva com uma vitória simples ou dois empates nas duas últimas partidas. A grande vantagem é dois jogos em casa com Caxias e São Luiz e pode garantir com dois empates a sua permanência para 2026.
O bolo do desespero tem Monsoon, Pelotas, São Luiz e São José que apenas dois vão escapar de disputar o quadrangular da morte.