O Brasil completou dez jogos sem vitórias na Série B com o empate de 1 a 1 contra o Vasco na noite desta sexta, dia 3, no estádio São Januário em partida válida pela 22ªRodada. O jogo pelo menos três lances que o VAR entrou em ação ajudando o time xavante.
O time vascaíno tinha amplo domínio da posse de bola e do controle do jogo na primeira etapa. O Brasil jogava no contra-ataque e foi o Vasco que teve a primeira chance de gol, aos 10, quando Zeca bateu a falta por cima do gol, sem perigo para Matheus Nogueira. O Brasil chegou forte pela primeira vez, aos 18, com Diego Gomes depois de receber de Kevin, na entrada da área, finalizou e viu a bola passar à esquerda de Vanderlei.
O Vasco voltou ao ataque, aos 20, na boa jogada, no lado direito de ataque, Pec recebeu de Marquinhos Gabriel, dentro da área, e finalizou à queima-roupa para a grande defesa de Matheus. O Vasco empilhava chances de gols, aos 23, Jabá recebeu de Léo Matos no de ataque, passou por Vidal, e faz o passe para Marquinhos Gabriel chutar com estilo e Matheus Nogueira faz outra boa defesa.
O Brasil chegou com Rômulo, aos 26, pegando a sobra e batendo de primeira para a defesa de Vanderlei espalmando para cima e depois abafou a bola. O Vasco voltou ao ataque com Léo Jabá, aos 32, cruzando para área e Andrey cabeceou com perigo acima do travessão. No lance seguinte Cano cai diante da marcação, e a bola sobra para Léo Jabá finalizar para a defesa de Matheus Nogueira.
O VAR entrou em ação, aos 36, quando Léo Matos é derrubado na área por João Siqueira. O arbitro foi chamado pelo VAR e Alisson Furtado voltou atrás da decisão e anulou o pênalti. No final da primeira etapa, aos 43, Erison recebeu na entrada da área dominou e finalizou para Vanderlei defender. No acréscimo da primeira etapa, aos 46, Andrey recebe na intermediária e bateu forte para a defesa de Matheus Nogueira.
Na segunda etapa o Vasco modificou no intervalo entrando Morato saindo Gabriel Pec. O Vasco teve a grande chance de empatar o jogo, aos quatro minutos, quando Morato recebeu pelo lado esquerdo de Marquinhos Gabriel. Na grande área Arthur Henrique derrubou em uma penalidade de concurso. Na cobrança brilhou a estrela de Matheus Nogueira defendendo a cobrança de Cano.
O Brasil no primeiro ataque do segundo tempo marcou o gol, aos 19, Vanderlei saiu jogando mal e entregou a bola no pé de Netto. O atacante xavante finalizou para a defesa do goleiro vascaino e no rebote Erison cortou Miranda e bateu para o fundo do gol abrindo o marcador.
O Brasil teve a chance de ampliar, aos 22, quando Netto recebeu pela direita e bateu forte para a defesa de Vanderlei para escanteio. O treinador Lisca mudou o time tirando Caio Lopez, Marquinhos Gabriel e Cano para colocar Galarza, Figueiredo e Daniel Amorim. O Brasil trocou por atacado com a saída de Romulo, Netto e Kevin para entrar Terra, Rone e Héverton.
O Vasco voltou ao ataque, aos 26, quando Morato cobrou escanteio e Marquinhos Gabriel pegou o rebote da defesa e a bola parou em Matheus. O Vasco alterou mais uma vez tirando Marquinhos Gabriel e colocando Figueiredo e sacando Cano para entrar Daniel Amorim. O Brasil alterou o time tirando Diego Gomes colocando Alan Dias.
O lance mais contestado pelo Vaco na partida aconteceu na reta final do jogo, aos 37, quando Andrey bate falta na trave e no rebote Daniel Amorim marcou. O auxiliar marcou impedimento o VAR foi acionado e não teve como traçar as linhas e foi mantida a decisão de campo anulando o gol vascaino ajudando o xavante.
A equipe xavante recuou e o castigo aconteceu no final, aos 43, quando Andrey cobrou escanteio e Daniel Amorim subiu mais que a marcação de João Siqueira e deixar tudo igual no marcador. O arbitro deu mais oito minutos e deu tempo para Rangel estrear no xavante no lugar de Erison. O Vasco estava em cima e quase virou, aos 46, Daniel Amorim recebeu a bola e bateu cruzado para a defesa de Matheus Nogueira.
O Brasil somou dez jogos sem vencer na competição e quase seis messes que não vence fora de casa na temporada. O próximo desafio é na terça-feira, dia 7, contra o Confiança, ás 11h, necessitando vencer o jogo na luta contra o rebaixamento.
VASCO 1 X 1 BRASIL Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Cartões amarelos: Andrey e Lisca(Vasco); Ícaro, Heverton, Alan Dias, João Siqueira e Matheus Nogueira (Brasil)
GOLS: VASCO: Daniel Amorim, aos 43min do segundo tempo / BRASIL: Erison, aos 19min do segundo tempo
VASCO: Vanderlei, Léo Matos, Leandro Castán, Miranda e Zeca; Caio Lopes (Matias Galarza), Andrey e Marquinhos Gabriel (Figueiredo); Gabriel Pec (Morato), Léo Jabá e Germán Cano (Daniel Amorim). Técnico: Lisca
BRASIL: Matheus Nogueira, Vidal, Ícaro, Arthur e João Siqueira; Diego Gomes (Alan Dias), Rômulo (Gabriel Terra) e Bruno Matias; Kevin (Heverton), Erison (Caio Rangel) e Netto (Rone). Técnico: Cléber Gaúcho
FOTO:Rafael Ribeiro/Vasco