O Brasil perdeu a chance de retornar ao G-4 do Gauchão e poderia encerrar a rodada entre os três primeiros colocados, com a derrota do colorado, para o São José - POA. O treinador Jerson Testoni só pode contar com Henrique Ávila para ao jogo diante do Ypiranga do grupo de seis atletas machucados para colocar em campo e montar a sala de espera com seis atletas da base.
A partida demorou um pouco para ter momentos de perigo para ambos os ataques e só foi acontecer perto da metade do primeiro tempo com o time visitante. O primeiro chute do jogo foi de Luiz Felipe, recebendo na esquerda, finalizando perto do gol de Marcelo.
O Brasil teve a primeira grande chance com Marllon, aos 32, depois de receber a bola de Henrique Ávila na entrada da área e finalizar para fora. Na reta final da partida o Brasil pediu pênalti, aos 41, quando Paulo Victor avançoua pela direita, invadiu a área e cai depois de dividir com Bruno Bispo. O arbitro Roger Goulart mandou a joga seguir sem marcar a penalidade.
O Brasil teve a melhor chance do jogo, aos 44, quando Luizinho cruzou a bola para área, pela direita, na cabeça de Luiz Meneses que perdeu o gol mais feito da partida. No segundo tempo o Ypiranga voltou alterado com Marcelinho no lugar de Luiz Felipe. O Brasil voltou melhor e quase abriu o marcador, aos nove minutos, na falta cobrada por Gabriel Araújo obrigou o goleiro Allan buscar no 3ªandar evitando o gol do Brasil.
O Brasil teve nova chance de gol, aos 15, em nova falta cobrada para área a bola foi na cabeça de Luiz Meneses que obrigou o goleiro Allan fazer boa defesa antes de bater na trave. O Ypiranga alterou o time colocando Jefferson no lugar de Rodrigo Carioca. O gol xavante nasceu da bela jogada de Henrique Ávila, aos 26, invadindo a área e sendo derrubado por Gedeílson. O árbitro Roger Goulart não teve como não marcar a penalidade desta vez. Na cobrança com categoria Marllon abriu o marcador e a esperança do G-4 para o torcedor xavante.
O gol obrigou o Ypiranga mudar o time colocando Léo Santos no lugar de Matheus Santos e Hugo almeida no lugar de Erick. No Brasil Testoni colocou Alemão no lugar de Luizinho e Léo Ferraz no lugar de Gabriel Araújo. O Brasil no limite segurava o ataque do Ypiranga com o resultado a seu favor.
No final o castigo na falha de marcação da defesa xavante, aos 46, na bola cruzada por Gedeílson na entrada da pequena área, Hugo Almeida mergulhou para deixar o marcado na igualdade em um placar injusto na baixada. No final do jogo muito bronca com a direção e o treinador Jerson Testoni contra o árbitro Roger Goulart.
O treinador xavante bateu- boca com o árbitro reclamando da não marcação da penalidade máxima na primeira etapa em cima de Paulo Victor. A direção o xavante deve encaminhar o protesto na Federação contra o árbitro do jogo. O Brasil viaja nesta segunda em direção a Vacaria para jogar contra o Glória pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira, dia 23, ás 20h, jogando pelo empate para passar de fase na competição.
No Gauchão o próximo compromisso e no domingo, dia 27, contra o União, na arena, em Frederico Westphalen. A delegação fica uma semana fora de Pelotas em virtude de toda a logística para o jogo.
Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.
Arbitragem: Roger Goulart, com Tiago Augusto Kappes Diel e Otavio Legramanti.
Amarelos: Marllon, Gilberto Alemão, Paulo Victor – BRA / Hugo Almeida, Jefferson, Matheus Santos e Lorran – YPI
Gols: Marllon 26’1 2T – BRA / Hugo Almeida – 45’ 2T
Brasil: Marcelo, Marcelinho, Rafael Castro, Helerson, Gabriel Araújo(Léo Ferraz ), Karl , Marllon, Paulo Victor, Henrique Ávila, Luiz Menezes e Luizinho(Gilberto Alemão ). Tec. Jeferson Testoni
Ypiranga : Allan, Gedeílson, Carlos Alexandre, Bispo, Lorran, Diego Porfirio, Erick(Hugo Almeida ), Falcão, Rodrigo Carioca(Jefferson ), Luiz Felipe(Marcelinho ) e Matheus Santos (Léo Santos ). Tec. Luizinho Vieira
FOTOS: VOLMER PEREZ / GE. BRASIL