O Brasil esta eliminado da Copa do Brasil de 2022 depois da derrota para o Glória por 1 a 0 acabando de vez do sonho de um aporte financeiro que aliviar os cofres do clube. A derrota foi uma ducha fria para a direção do clube diante de um adversário que se formou na ultima hora devido aos problemas de inscrições no grupo.
A equipe do Glória realizou a sua primeira partida na temporada enquanto o Brasil disputava a sua décima partida com o plantel. O favoritismo era do xavante e foi mostrado no primeiro tempo com a superioridade inicial do time. O primeiro lance de perigo foi com Luizinho, aos 14, finalizando por cima do gol de Regis.
A primeira chance de gol do Brasil foi com Marllon, aos 17, recebendo dentro de área finalizou para a boa defesa de Regis. O Brasil teve nova chance de gol com Gabriel Araújo, aos 24, na falta cobrada perto da área passando perto do gol de Régis. O Glória não tinha efetividade no setor ofensivo e o Brasil empilhava oportunidade e desta vez foi com Luiz Meneses, aos 38, chutando de fora da área passando perto do gol do leão.
No segundo tempo o Glória teve a primeira chance de gol, aos três minutos, Gelatti bate a falta direto, mas a bola vai um pouco acima do gol do Brasil. A primeira chance clara de gol do Glória o goleiro Marcelo salvou o xavante, aos 18, quando Biel recebeu na área, fez o giro e finalizou cruzado para defesa do goleiro xavante.
O treinador Jerson Testoni alterou o clube colocando Juliano no lugar de Luizinho no Glória Luiz Carlos e Vacaria deram lugar para Baggio e João Paulo. O Brasil não conseguia mais avançar no ataque do leão que mudava a formação com dois atacantes em campo. O Glória foi prejudicado pela arbitragem, aos 18, quando a bola tocou no braço de Rafael Castro claramente sem a marcação do pênalti.
O castigo do xavante pelos erros em campo foi o gol do Glória, aos 31, depois na bola na área, Léo pegou a sobra e contou com o desvio de Luiz Meneses e foi para fundo das redes. No desespero o xavante alterou o time colocando Gilberto alemão, Léo Ferraz e Luiz Felipe no lugar de Rafael Castro, Henrique e Karl. O Brasil teve a primeira chance de gol com Paulo Victor, aos 37, mandando para o gol e o goleiro Régis salvou o time.
O Glória trocou o time colocando Carlinhos Silva No lugar de Matheus Silva. O Brasil teve nova chance de garantir a classificação com Luiz Menezes, aos 40, depois do Lateral cobrado, ele bateu forte e a bola explodiu na trave direita de Régis. O Brasil não conseguiu produzir mais para buscar o empate e ficou fora da Copa do Brasil desperdiçando a chance de seguir vivo na competição.
Primera fase
Arbitro: Rodrigo D’Alonso Ferreira, com Thiaggo Americano Labes e Henrique Neu Ribeiro
Estádio: Altos da Glória, em Vacaria (RS)
Cartões Amarelos: Glória-RS: Vacaria, Baggio e Luiz Carlos / Brasil-RS: Rafael Castro e Luizinho
GOL: Glória-RS: Leonardo
Grêmio Esportivo Glória: Régis, Bahia (Leonardo), Igor Souza, Manolo e Vitor; Vacaria (João Paulo), Rafael Gelatti e Baggio (Luiz Carlos); Matheus Paulista (Carlinhos Silva), Biel e Wellington. Técnico: Alê Menezes
Grêmio Esportivo Brasil: Marcelo; Marcelinho, Rafael Castro (Gilberto Alemão), Helerson e Gabriel Araújo; Karl (Léo Ferraz), Luiz Meneses, Luizinho (Juliano), Marllon e Henrique Ávila (Luiz Felipe); Paulo Victor. Técnico: Jerson Testoni
FOTOS: VOLMER PEREZ / GE. BRASIL