RBR é campeã de construtores depois de nove anos / Foto: FIA
De construtores depois de nove anos seguidos da Mercedes depois da vitória de Verstappen neste domingo em Austin, EUA, a equipe austríaca marcou o seu ano com o mundial de pilotos e de equipes. A vitória trouxe para o holandês a igualdade de uma recorde com 13 vitórias se igualando com Michael Schumacher e Sebastian Vettel com o maior número de triunfos em uma única temporada da Fórmula 1.
A equipe austríaca também fez a festa com a vitória do holandês e o quarto lugar do mexicano Sergio Pérez, de quebra garantiu o título do Mundial de Construtores. Chegando aos 656 pontos e não pode mais ser ultrapassada pela Ferrari, que está com 469 pontos.
A segunda colocação ficou com o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes. O inglês quase venceu depois de uma um problema no segundo pit stop de Verstappen, o britânico liderou a prova até ser ultrapassado por Verstappen a seis voltas da bandeirada final.
O pódio fechou com Leclerc, da Ferrari, em terceiro. A corrida no Circuito das Américas foi marcada por duas entradas do safety car. No primeiro o finlandês Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, que parou sozinho na caixa de brita; depois, o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, e o espanhol Fernando Alonso, da Alpine, se envolveram em um forte acidente, mas nenhum piloto se lesionou.
O mundial agora tem mais três etapas para o final. No próximo final de semana, no circuito Hermanos Rodríguez, na Cidade do México. Depois acontecerão o GP de São Paulo, no circuito de Interlagos, no dia 13 de novembro, e o GP de Abu Dabi, no circuito Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos, no dia 20.